diHITT - Notícias Auto Sauer: Você sabia que Brasília tem um Museu do Automóvel?

domingo, 5 de setembro de 2010

Você sabia que Brasília tem um Museu do Automóvel?

Pois tem sim, e graças a iniciativa e a paixão do Dr. Roberto Nasser, curador do Museu e uma das maiores autoridades em antigomobilismo do nosso país. Para saber um pouquinho mais sobre o MAB, acesse os endereços http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?file=conhecimento&id=27 (fotos e detalhes do acervo) e a entrevista, com visitação ao Museu, em http://www.painelbrasiltv.com.br/novo/Entrevistas/index.asp?Programa=18&Entrevista=499&TipoVideo=2

Tenho uma má notícia: o MAB corre sério risco de desaparecer. A Fundação Memória dos Transportes, mantenedora do Museu, está instalada em um imóvel que pertence ao Ministério dos Transportes. Este imóvel está sendo requisitado pelo Ministério para servir de arquivo-geral de documentos - me parece um contrassenso, em pleno século XXI, usar prédios para guardar papéis, que poderiam ser digitalizados para consulta mais rápida, ágil e eficiente, não? A requisição expedida pelo Ministério dos Transportes estabelece prazo para desocupação até o final de setembro próximo - exatamente um mês.

Em reunião realizada neste último dia 28 de agosto, o Dr. Roberto Nasser anunciou o fato, e tememos pelo fim do MAB, pois não há para onde levar tantos exemplares raros - Fenemês, DKWs, VWs, Gurgel, motores, chassis e carrocerias raríssimos, etc... Isto dito, os representantes dos clubes de antigomobilismo do Distrito Federal estáo reunindo forças para salvar o MAB da extinção, fazendo um apelo público ao Ministério dos Transportes para não despejar o Museu de seu local atual. Ou, na pior das hipóteses, caso não consigamos manter o Museu em seu local atual, gostaríamos de convidar toda a população do Distrito Federal para visitar o MAB antes que ele, infelizmente, desapareça.

Comemorando a Semana da Pátria, no próximo dia 12 de setembro, às 10h, o Ministério do Exército devolverá ao Memoria JK, completamente restaurado, o Galaxie do Presidente Juscelino Kubitschek, último carro usado por ele em vida. No evento, estarão presentes diversas autoridades e presidentes de todos os clubes de carros antigos do DF. Logo após a solenidade, todos nós faremos um apelo pela preservação do MAB, dando um "grande abraço" no Museu - e convidamos a toda a sociedade do DF para nos ajudar a cobrir toda a circunferência do prédio do MAB.

Então tá marcado: 12 de setembro, domingo, às 10h, conto com sua presença para prestigiar o retorno do Galaxie de JK ao Memorial e, em seguida, vamos atravessar o Eixo Monumental a pé e dar um grande abraço, um grande beijo, no Museu do Automóvel de Brasília! A gente se encontra lá! Repasse este convite para seus amigos e conhecidos. A cultura agradece!

Nenhum comentário: