diHITT - Notícias Auto Sauer: Carro zero km fica 0,68% mais barato

domingo, 15 de agosto de 2010

Carro zero km fica 0,68% mais barato

Valor cai pela primeira vez no ano após acumulado de 2,68% registrado no primeiro semestre

Parecia óbvio que o fim dos subsídios governamentais para incentivo da indústria automobilística poderia resultar em um aumento do preço dos carros zero km. A tendência, segundo analistas, era uma elevação de 5%, como um meio de “repor” o valor abatido pelo IPI que voltou a ser cobrado em abril deste ano. No entanto, a forte concorrência do mercado manteve o aumento abaixo da expectativa: 2,68% no primeiro semestre. E desta vez, indo na contramão das perspectivas, o preço médio do carro zero caiu 0,68% em julho, conforme estudo da AutoInforme/Molicar.

Este foi o primeiro registro de redução nos preços neste ano. A última vez que isso ocorreu foi em outubro de 2009, mês no qual as empresas responsáveis pela pesquisa relataram baixa de 0,01%. Mas antes disso, em agosto também do ano passado, a diminuição já havia sido de 0,26%. Este novo desconto, porém, segunda explica a AutoInforme/Molicar, não representa uma estagnação do mercado ou se a queda no valor no mês anterior foi algo pontual. Mas a agência aponta que o resultado do balanço de agosto dará um indicativo mais preciso sobre o comportamento do preço do carro zero.

Em julho, os carros da Volkswagen e Ford tiveram queda de preço acima da média do mês, com reduções de 1,49% e 1,24%, pela ordem. A Fiat também reduziu ligeiramente seus preços em 0,08%. Os carros da GM, por outro lado, ficaram 0,15% mais caros no mesmo período. Em tabela elaborada pela agência consultada, a Agrale ocupa o topo da lista como fabricante que mais aumentou seus valores, com acréscimo de 2,69%. No final da planilha vem a Lexus, que reduziu os valores de seus produtos em 4,79%.  (Carro Online)

Nenhum comentário: