diHITT - Notícias Auto Sauer: Carros vendidos no Brasil apresentam falha de segurança, diz Proteste

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Carros vendidos no Brasil apresentam falha de segurança, diz Proteste

O Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos na América Latina) lançado nesta segunda-feira mostrou que nenhum dos seis modelos avaliados atingiu o grau máximo de segurança. No Brasil, a entidade é representada pela Proteste Associação de Consumidores 

Mesmo os carros mais bem avaliados, com airbag, apresentaram ressalvas em relação a riscos de lesões em motoristas e passageiros. Cada carro foi submetido a uma colisão frontal a 64 km/h contra um obstáculo que simulava outro automóvel. 

O Toyota Corolla recebeu a maior nota no teste, com quatro das cinco estrelas possíveis na avaliação para ocupantes adultos. Já na classificação para crianças conseguiu apenas uma estrela, a menor pontuação entre todos os veículos avaliados -- todos os demais conseguiram duas estrelas. A carroceria se manteve estável durante o impacto frontal e o assoalho permaneceu íntegro. Esse veículo e o Chevrolet Meriva foram escolhidos por terem similares na Europa, embora em versões mais antigas. 

O pior desempenho foi observado no Geely, marca chinesa que ainda não é vendida no Brasil, que não obteve nenhuma estrela. 

Os outros veículos avaliados foram Fiat Palio, VW Gol e Peugeot 207, escolhidos por serem feitos no Brasil ou na Argentina e apresentarem vendas representativas e terem versões com e sem airbags. 

Jean-Marie Mortier, coordenador do Latin NCAP, explica a importância do consumidor ter acesso a essas informações "para escolher um automóvel seguro e poder pressionar os fabricantes a melhorar esses carros".
Ele ressalta também que os brasileiros devem se preocupar não apenas com os acessórios para melhorar o conforto --como ar-condicionado e direção hidráulica-- mas com os itens de segurança. Para ele, quando esses itens passarem a ser mais demandados, o preço deve cair e vai influenciar menos no valor final do carro. (Folha de São Paulo)

RESULTADOS NOS TESTES PARA OCUPANTES ADULTOS
 
Geely CK 1 1.3 sem airbags - zero estrelas
Fiat Palio ELX 1.4 sem airbags -- uma estrela
Fiat Palio ELX 1.4 com airbags -- três estrelas
VW Gol Trend 1.6 sem airbags -- uma estrela
VW Gol Trend 1.6 com airbags -- três estrelas
Peugeot 207 Compact 5p 1.4 sem airbags -- uma estrela
Peugeot 207 Compact 5p 1.4 com airbags -- duas estrelas
Chevrolet Meriva GL Plus com airbags -- três estrelas
Toyota Corolla XEI com airbags -- quatro estrelas

Nenhum comentário: