diHITT - Notícias Auto Sauer: De Tomaso deve renascer

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

De Tomaso deve renascer


Segundo site europeu, marca italiana vai mostrar conceito em março no Salão de Genebra

A marca De Tomaso deve voltar ao mercado no Salão de Genebra, Suiça. Segundo o site Automotive News Europe, a marca italiana deve renascer pelas mãos de Gian Mario Rossignolo, ex-executivo de marketing da Fiat. Para a mostra suíça, a nova De Tomaso estaria preparando um conceito chamado SLC (sigla para carro esportivo de luxo, em tradução livre). A marca divulgou nesta quinta-feira, 10, duas imagens dando uma prévia do que será o protótipo.

O SLC foi desenhado pelo estúdio Pininfarina e deve ser posicionado no segmento crossover. Ainda de acordo com o site europeu, o modelo da De Tomaso deve entrar em produção em 2012 com duas opções de motor a gasolina e uma a diesel. Um V8 com 500 cv e um V6 de 300 cv usando gasolina. A versão diesel deve ser V6 com 250 cv. O nome definitivo para o carro ainda não teria sido decidido.

O plano de Rossignolo seria produzir 3.000 unidades do crossover por ano e, mais adiante, 3.000 sedãs de luxo e 2.000 cupês. Os veículos serão montados na antiga fábrica da Pininfarina em Turim, Itália, hoje alugada pela De Tomaso Automobili. Nos últimos seis anos, o executivo vem divulgando sua idéia de fabricar um portfólio de três carros em alumínio.

A De Tomaso foi fundada na Itália em 1959 pelo piloto argentino Alejandro De Tomaso. Nas décadas de 60 e 70, seu nome foi sinônimo de carro esportivo. O mais lembrado De Tomaso é o Pantera de 1970. O cupê era equipado com um V8 5.8 da Ford que produzia 330 cv. O desenho da carroceria combinava com esportivos italianos. Essa era a receita dos De Tomaso: design europeu somado à mecânica bruta norte-americana.

A marca faliu em 2004, pouco após a morte de seu fundador. Rossignolo, já com 80 anos de idade, comprou os direitos sobre a marca em 2009. O executivo tem experiência de 22 anos na área de marketing do grupo Fiat. Ele já foi CEO da Lancia entre 1977 e 1979. Em 2008 Rossignolo já havia tentado comprar a Bertone, mas perdeu a disputa para a Fiat.

Em dezembro de 2009, o executivo passou a alugar a fábrica da Pininfarina em Grugliasco, nas cercanias de Turim. Atualmente a instalação emprega 900 pessoas. De acordo com Rossignolo, o investimento no renascimento da De Tomaso é de € 116 milhões (R$ 264 milhões).(Carro Online)

 

Nenhum comentário: