diHITT - Notícias Auto Sauer: Lula sanciona a lei que obriga o duplo airbag frontal nos carros

sexta-feira, 20 de março de 2009

Lula sanciona a lei que obriga o duplo airbag frontal nos carros

A medida vale também para importados zero quilômetro.
A partir de 2014, todos os carros deverão sair de fábrica com o item.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que torna obrigatório o airbag frontal para motorista e passageiro em carros novos. A medida, que foi publicada nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial da Nação, vale também para importados zero quilômetro. A inclusão do equipamento de proteção seguirá um cronograma de adaptação a ser definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, que deverá obrigar o item em todos os carros a partir de 2014. Como mostra o vídeo ao lado, a Câmara dos Deputados já havia aprovado o projeto no dia 18 de fevereiro.

O preço do equipamento vai variar conforme o modelo do veículo, mas a instalação de um airbag hoje, sem produção em grande escala, custa aproximadamente R$ 2 mil. Esse valor pode cair por causa da obrigatoriedade.

Para os defensores da lei, a segurança compensa o custo adicional. No vídeo ao lado é possível ver o que acontece com o condutor quando o impacto da batida não é amortecido pelo airbag.

A partir de 2014

Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar as especificações técnicas e o cronograma de implantação, mas cinco anos após a resolução do Contran todos os automóveis novos deverão ter o airbag como item de série.


Pelo texto aprovado, será dado um prazo de cinco anos, após a regulamentação do Contran, para que todas os carros novos fabricados no Brasil, exceto os destinados à exportação, tenham o airbag como item obrigatório.


No primeiro ano da regulamentação, no entanto, já poderá ser exigido que projetos novos de veículos tenham o airbag como item de série e não mais como opcional. Não há na lei prazo para o Contran realizar a regulamentação.

Nenhum comentário: