diHITT - Notícias Auto Sauer: Lula diz que decisão sobre prorrogação de IPI não pode ser antecipada

quinta-feira, 5 de março de 2009

Lula diz que decisão sobre prorrogação de IPI não pode ser antecipada

Ao ser questionado, presidente chegou a negar a prorrogação.
Depois disse que uma resposta positiva prejudicaria a venda de carros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (5), após participar do Seminário Internacional sobre o Desenvolvimento realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que a decisão sobre se será prorrogada a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que incide sobre a produção de automóveis não pode ser antecipada.

Por conta da crise internacional, o governo decidiu no final do ano passado estimular a venda de veículos e reduziu o IPI até o final de março. O jornal "Folha de S. Paulo" noticiou na quarta-feira (4) que o governo havia decidido prorrogar a medida por mais três meses.

Questionado sobre se prorrogaria a redução, Lula no início disse: “não vou”. Porém, explicou que um dos motivos para sua resposta era que esse tipo de medida não pode ser antecipada. “Deixa eu falar uma coisa: isso é o tipo da decisão que a gente não pode brincar. Se eu anuncio que não vou prorrogar, faço corrida aos carros. Se falo que vou prorrogar, faço parada aos carros”, argumentou.

Miguel Jorge e Mantega

O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, informou na quarta por meio de nota à imprensa que o governo não prorrogaria a redução do IPI.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia dito que, até o momento, ainda não havia decisão de manter o IPI reduzido após o final de março. "Portanto, quem quiser comprar carro, não pode perder a oportunidade", disse.

Nenhum comentário: