diHITT - Notícias Auto Sauer: Motor do Alfa Romeo 145

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Motor do Alfa Romeo 145


"Twin Spark"

Um novo estilo vencedor.
Lançado em 1994 no Salão Automóvel de Turim, o 145 é o primeiro carro de produção da Alfa Romeo criado no «Centro Stile» sob a direcção de Walter de’ Silva. Com o 145, que substitui o 33, mas mantém a gama de motores boxer, a empresa de Arese inicia uma nova fórmula arquitectónica, um carro compacto de dois volumes com um estilo inovador, mas que não volta as costas às tradições clássicas da marca. Tem uma frente inclinada, uma grelha de radiador proeminente, que é uma continuação das duas curvas do capot, e um ângulo inclinado no vidro traseiro. É prestada uma particular atenção à segurança, com uma carroçaria reforçada, coluna de direcção deformável, airbag do condutor e passageiro, ABS e FPS (sistema de proteção contra incêndios). A gama de motores permanece a mesma do 33, com uma novidade: o boxer 1.6 derivado do 1.7 de 8-válvulas no 33. O motor 1.9 JTD é um dos motores no 155. Em 1996 a gama fica completa com a versão Quadrifoglio, com um motor 2.0 Twin Spark 16 válvulas, derivado do 155. Em 1995, usando a mesma plataforma de design do 145, é também criada uma versão de 5 portas, o 146. 1997 assiste a uma mudança revolucionária debaixo do capot do 145 e 146: os motores boxer saem do mercado e são substituídos pelos Twin Spark 16 válvulas de 4 cilindros em linha com transformador de fases. O 1.4 é criado especialmente para as duas versões compactas. Os equipamentos do “pequeno Alfa” também recebem um novo visual, com um novo tablier. Em 1998, os motores 1.6, 1.8 e o 2.0 Twin Spark 16 válvulas são atualizados na gama de motores do Alfa 156. Os interiores permanecem mais ou menos inalterados.


Nenhum comentário: