diHITT - Notícias Auto Sauer: A importância do uso do torquímetro

domingo, 21 de dezembro de 2008

A importância do uso do torquímetro

Aplicar a força correta na hora de apertar porcas e parafusos é fundamental para garantir um serviço de qualidade.Conheça em detalhes a ferramenta ideal para medir esses valores
Seja no motor ou nas rodas, o uso do torquímetro, instrumento utilizado para controlar a força (torque) do aperto de fixação de parafusos ou porcas, mais do que uma necessidade, é uma obrigação. Um parafuso de cabeçote do motor pode quebrar se nele for aplicado um torque excessivo, ou também, pode causar vazamento pelas juntas caso o ajuste não seja suficiente. Para que isso não aconteça, o reparador deve utilizar a ferramenta para medir a energia empregada no aperto, e conferir se está de acordo com o recomendado pelo fabricante do parafuso.
O tipo de torquímetro mais popular e utilizado na área automotiva é o auto ajustável de estalo, porém existem outros modelos para fixação dos parafusos. O transferidor de graus ou medidor angular é um deles, utilizado para realizar torque em ângulo. Já o torquímetro tipo relógio possui um marcador analógico de duas escalas que são apresentadas de acordo com a faixa de torque. Existe também o de estalo com ajuste digital da medida, que é mais prático e preciso, porém este modelo normalmente é importado e tem um custo mais elevado que os outros. O torquímetro de vareta é outra ferramenta de aperto que possui um ponteiro para indicar a medida na escala disponível no equipamento de torque e, além destes, há o torquímetro de braço variável, que se desloca ao atingir o aperto desejado.
A Raven, uma das fabricantes desta ferramenta, disponibiliza o torquímetro ajustável de estalo e o transferidor de graus. A Gedore fornece os de estalo, vareta, relógio e de ajuste da medida digital, além de um medidor angular, enquanto a Tramontina possui os modelos de estalo e vareta. Já a TorkFort fornece o de estalo, vareta e relógio, e a Belzer, os de estalo, estalo digital, e braço variável (veja tabela).

Medidas
A maioria dos torquímetros apresenta o ajuste da medida em Nm (Newton metro), porém os equipamentos desenvolvidos para a manutenção automotiva como Raven, Gedore, Tramontina, Belzer e TorkFort possuem também ajustes em kgf.m (quilograma força), lb.ft (libra pé) e lbf.in (libra polegada).
Em alguns casos, o reparador precisa exercer um torque por etapas: Newton metro e em ângulo. Normalmente, o torque inicial é realizado com o objetivo de acomodar o parafuso e a outra etapa para ajuste da peça. O parafuso sofre deformações após a finalização do torque, por isso é recomendável substituí-lo por outro novo. Em situações que a fabricante recomendar o torque em ângulo, o reparador não poderá transformar em Nm, pois no aperto em ângulo a margem de erro é menor.
Existem parafusos que necessitam de alto torque, e para isso o reparador pode utilizar a chave multiplicadora, que amplia o torque em escala aritmética, permitindo ao usuário fazer menos força para atingir o aperto necessário. Assim, se o parafuso necessitar de um torque de 200 Nm, o reparador poderá ajustar para 50 Nm e posicionar a chave multiplicadora 4x1, que irá multiplicar os 50 Nm por quatro, obtendo os 200 Nm de aperto final.

Calibragem
Esses aparelhos precisam ser calibrados a cada cinco mil ciclos ou após um ano de utilização. Algumas fabricantes como Raven, Gedore e Belzer possuem laboratório de força, que realizam este tipo de serviço. O importante é o reparador buscar um creditado pelo Inmetro, como o da Raven, que possui certificação pela norma ISO 17025. Esta é uma garantia de qualidade do serviço prestado, pois na devolução da ferramenta o usuário recebe também um relatório que estipula a tolerância máxima de ajuste do equipamento.

Dicas
- Após utilizar o torquímetro é recomendável retornar à regulagem inicial da ferramenta.
- Evitar a utilização do torquímetro para soltar parafusos, isso pode descalibrar a ferramenta.
- Nunca exerça sobrecarga na ferramenta nem a utilize como cabo de força.
- Não faça limpeza da ferramenta aplicando solventes ou combustíveis, mas utilize um pano seco.
(www.oficinabrasil.com.br)

Nenhum comentário: