Webber é o segundo, Vettel tira Button; no GP 300, Rubinho bate
O inglês Lewis Hamilton venceu neste domingo um agitado Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula 1, em Spa-Francorchamps, e reassumiu a liderança do Mundial. O piloto da McLaren liderou de ponta a ponta uma prova marcada por alguns períodos de chuva e erros de Sebastian Vettel, que tirou Jenson Button da prova e se tirou da zona de pontuação, e Fernando Alonso, que bateu e abandonou. Hamilton alcançou 182 pontos, três a mais do que Mark Webber, que caiu da pole para o sétimo lugar no começo mas se recuperou e chegou em segundo - Robert Kubica fechou o pódio.
Em relação aos brasileiros, Felipe Massa fez uma boa corrida e terminou em quarto com sua Ferrari. Lucas di Grassi, da Virgin, terminou em 17º. Já Bruno Senna, que teve um problema na suspensão traseira, e Rubens Barrichello, que bateu no fim da primeira volta no seu GP 300, abandonaram a corrida.
Também marcaram pontos Adrian Sutil (Force India), em quinto, Nico Rosberg (Mercedes), em sexto, Michael Schumacher (Mercedes), em sétimo, Kamui Kobayashi (Sauber), em oitavo, Vitaly Petrov (Renault), em nono, e Vitantonio Liuzzi (Force India), em décimo.
A CORRIDA
O GP começou confuso. Webber partiu mal da pole e despencou para sétimo. Hamilton pegou a ponta, seguido por Kubica, Button, Vettel, Massa, Sutil. Mas logo no fim da primeira volta começou a chover e quase todos os pilotos tiveram problemas para frear na Bus Stop com pneus slicks, Barrichello, que caíra de sétimo para nono na largada, não conseguiu parar, bateu em Alonso e abandonou.
O espanhol teve danos na Ferrari, entrou nos boxes e aproveitou para colocar pneus intermediários. Como o safety car reagrupou o pelotão, Alonso poderia ter se dado bem se a chuva tivesse continuado. Mas logo a água parou de cair e, pouco depois da relargada, o espanhol teve de colocar pneus slicks.
Na frente, Hamilton disparou logo nas primeiras voltas, enquanto Button e Vettel se livraram de Kubica e Webber passou Sutil e Massa. As posições se mantiveram assim até a 17ª volta, quando Vettel se enrolou ao tentar passar Button e tirou o inglês da prova. O alemão teve de trocar a asa dianteira e perdeu muitas posições. Para piorar, foi punido pela manobra e ficou sem chances de marcar pontos.
Hamilton continuou liderando com tranquilidade mesmo após a troca de pneus obrigatória, enquanto Kubica não permitia ataques de Webber e Massa. Foi quando a chuva voltou, a menos de dez voltas do fim, e todos os pilotos tiveram de colocar pneus biscoito. Quando parou nos boxes, Kubica errou o ponto de freada e perdeu alguns segundos, proporcionando a Webber assumir o segundo lugar.
Logo depois, Fernando Alonso bateu e levou o safety car de volta à pista. O pelotão se reagrupou de novo, mas as principais posições foram mantidas e Hamilton pôde saborear a recuperação da liderança do campeonato, mesmo que por míseros três pontos sobre Webber, que, após a má largada, até que minimizou muito bem o prejuízo com a segunda colocação.
A próxima corrida será daqui a duas semanas, em Monza (Itália). Antes disso, no dia 8, a Ferrari será julgada pela manipulação de resultado no GP da Alemanha, quando ordenou a Felipe Massa que cedesse o primeiro lugar a Fernando Alonso, e poderá perder todos os pontos.(Lancenet)
RESULTADO FINAL DO GP DA BÉLGICA | |
1º - Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1h29m04s268
2º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 1s571
3º - Robert Kubica (POL) Renault - a 3s493
4º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 8s264
5º - Adrian Sutil (ALE) Force India-Mercedes - a 9s094
6º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 12s359
7º - Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 15s548
8º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 16s678
9º - Vitaly Petrov (RUS) Renault - a 23s851
10º - Vitantonio Liuzzi (ITA) Force India-Mercedes - a 34s831
11º - Pedro de la Rosa (ESP) Sauber-Ferrari - a 36s019
12º - Sebastien Buemi (SUI) Toro Rosso-Ferrari - a 39s895
13º - Jaime Alguersuari (ESP) Toro Rosso-Ferrari - a 49s457
14º - Nico Hulkenberg (ALE) Williams-Cosworth - a uma volta
15º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a uma volta
16º - Heikki Kovalainen (FIN) Lotus-Cosworth - a uma volta
17º - Lucas Di Grassi (BRA) Virgin-Cosworth - a uma volta
18º - Timo Glock (ALE) Virgin-Cosworth - a uma volta
19º - Jarno Trulli (ITA) Lotus-Cosworth - a uma volta
20º - Sakon Yamamoto (JAP) Hispania-Cosworth - a duas voltas | |
ABANDONOS | |
Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a sete voltas (acidente)
Jenson Button (ING) McLaren-Mercedes - a 29 voltas (colisão)
Bruno Senna (BRA) Hispania-Cosworth - a 39 voltas (suspensão)
Rubens Barrichello (BRA) Williams-Cosworth - a 44 voltas (colisão) |
VOLTA MAIS RÁPIDA
Lewis Hamilton (ING) McLaren-Mercedes - 1m49s069, na 32ª |