diHITT - Notícias Auto Sauer

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Kasinski vai abrir fábrica de motos elétricas no Rio de Janeiro

Grupo chinês CR Zongshen vai investir R$ 20 milhões no projeto.
Fábrica terá capacidade para produzir 10 mil unidades por mês. 

O grupo chinês CR Zongshen vai abrir no estado do Rio de Janeiro a primeira fábrica de motocicletas elétricas no Brasil, utilizando a marca Kasinski, adquirida no ano passado. Serão R$ 20 milhões de investimentos iniciais, na montagem de uma fábrica que terá capacidade de produzir até 10 mil unidades por mês. Para isso, o grupo criou uma nova empresa, a CR Zongshen E-Power.

Inicialmente, a fábrica será montada em um galpão já existente, para que a produção comece já na primeira metade do ano que vem. Posteriormente, quando as obras civis terminarem, as instalações serão mudadas para o local definitivo.

Serão fabricados sete novos modelos, incluindo duas bicicletas elétricas, no modelo feminino e masculino. Haverá duas scooters de 2 mil watts, o que seria aproximadamente equivalente a uma moto de 125 cilindradas, e um outro modelo de scooter de 4,5 mil watts.

A empresa vai ofertar ainda uma motocicleta elétrica, mais potente, de 6,5 mil watts, voltada para profissionais de entrega. E, para duas pessoas, haverá uma scooter grande, direcionada ao lazer, que seria equivalente a uma moto de 400 cilindradas.

Nenhum desses produtos é inédito. A tecnologia é chinesa e já são produzidos atualmente no Canadá. Com a abertura da fábrica no Rio, o presidente da Kasinski, Claudio Rosa Junior, acredita que poderá utilizar a unidade não só para fornecer os produtos ao mercado interno brasileiro, mas também para exportar aos países vizinhos.

"A opção por fazer a fábrica no Rio foi estratégica, pela posição geográfica, para direcionar os produtos a outros países. Uma vez instalados no Brasil, não precisaremos trazer os produtos da China. E a escolha foi feita também devido ao próprio mercado consumidor carioca, que tem tudo a ver com o produto, por não ser poluente", disse Rosa. Ele admitiu também que os incentivos fiscais também foram atrativos.

O governo do Rio ofereceu diversas contrapartidas para atrair a unidade fabril. O recém-criado decreto 42.569/2010 reduziu o ICMS para 4% para fábricas de produtos elétricos. Além disso, um decreto anterior já instituía, apenas para alguns municípios (são 32, no total), o mesmo imposto com alíquota de 2%, voltados para indústrias cujos produtos não concorram com o que já for produzido no Estado.

E esse é um dos motivos pelos quais a empresa ainda não decidiu entre fazer a fábrica em Sapucaia, enquadrada nos 2% de ICMS, ou em Posse (nas proximidades de Petrópolis).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio, Júlio Bueno, o incentivo visa atrair também outras empresas do setor. A V-Mag estuda a instalação de uma fábrica em Três Rios, e a Electra Bike já decidiu instalar-se no próprio município do Rio, no bairro de Jacarepaguá. Ambas pretendem produzir também veículos elétricos.

"O incentivo tributário é importante, mas não é suficiente. Tem que ter a estrutura. E o Investe-Rio (agência de fomento do Estado) vai financiar parte do investimento", disse Bueno.

A expectativa da Kasinski é de que seus produtos elétricos tenham boa aceitação no mercado brasileiro. Para incentivar o consumo, eles vão ofertar as motocicletas a preços comparáveis às unidades de combustão, que costumam ser mais baratas. A scooter menor, por exemplo, será vendida a R$ 5,2 mil.

O custo para a realização de uma recarga total, na tomada de casa, é de R$ 1,20, durante seis horas. Isso dá uma autonomia de cerca de 60 quilômetros rodados, a uma velocidade média de pouco mais de 50 Km/h. "Eu chego em casa, coloco o meu celular em uma tomada, e a minha moto na outra", brincou Rosa.

No interior do país, os produtos serão ofertados nas próprias concessionárias Kasinski. Hoje já são 130 unidades pelo Brasil, e a expectativa do grupo é terminar o ano de 2010 com 200 concessionárias, que venderão também as peças para as unidades elétricas. Hoje, cerca de 70% dos componentes das motos são importados, mas a expectativa do presidente da companhia é reduzir esse percentual, substituindo-os por produtos brasileiros.(Auto Esporte)

 

Honda vai parar a venda da versão hatch do Civic Type R na Europa

A partir do ano que vem, região estará sob nova lei de emissões.
Modelo continuará a ser comercializado na Austrália e na África do Sul.


A Honda anunciou, nesta terça-feira (10), o fim da comercialização do esportivo Civic Type R, neste ano, nos mercados europeus onde entram em vigor as novas norma de emissões Euro 5.

O hatch é produzido na fábrica de Swindon, no Reino Unido, e é equipado com motor 2.0 com 200 cavalos de potência a 8.000 rpm. Somente no Reino Unido já foram vendidas cerca de 12 mil unidades do Type R desde seu lançamento, em 2007.

No entanto, a Honda ressaltou que continuará a vender a versão esportiva do modelo na Austrália e na África do Sul, onde as leis de emissões não são tão rigorosas.



Sedã sai de linha
 
Em abril, A Honda anunciou que vai finalizar a produção do Civic Type R sedã no final deste mês. O modelo, que é vendido somente no Japão, possui motor quatro cilindros de 2.0 litros e produz 225 cavalos de potência a 8.000 rpm, com torque de 21,9 Kgfm em 6. 100 rpm. A caixa de câmbio é manual de possui seis velocidades.

A primeira geração do modelo foi lançada em 1997, a segunda em 2001 e, a terceira, em 2007. O modelo foi produzido para dar a impressão de carro de corrida.(Auto Esporte)

 

EUA: 1º posto elétrico é inaugurado

Estação de recarga para veículos movidos a energia é aberta em complexo empresarial de Portland

A empresa de energia elétrica norte-americana Portland General Eletric, em conjunto com a corporação de comunicação e tecnologia NEC, inauguraram o primeiro posto de reabastecimento de veículos elétricos dos Estados Unidos. A empreitada também contou com a parceria da Nissan, marca japonesa que cedeu um modelo Leaf - cujas vendas começarão em dezembro deste ano nos EUA - para demonstração do funcionamento do sistema.  
 
Localizada no estacionamento de um dos World Trade Centers (há vários complexos com o nome espalhados pelo mundo) em Portland, a estação de recarga rápida necessita de 20 a 30 minutos para completar até 80% do armazenador de energia de vários modelos.
 
A realização pode ser considerada um marco histórico para a indústria automobilística norte-americana, uma vez que expande a possibilidade de locomoção dos proprietários de automóveis elétricos da região, além de servir como um incentivo para produtores e consumidores destes tipos de veículos. Para reabastecer um modelo com baterias, o proprietário precisa apenas plugá-lo na máquina, apertar o botão “start” (começar) e esperar o período. Nenhuma informação foi divulgada, entretanto, sobre o custo da recarga. Confira abaixo o vídeo da inauguração.(Carro Online)

 

terça-feira, 10 de agosto de 2010

VW finaliza aquisição do estúdio ItalDesign

Montadora alemã agora detém 90,1% das ações da empresa fundada pela família Giugiaro

 

O Grupo Volkswagen anunciou nesta semana a conclusão da compra de 90,1% das ações do estúdio de desenho automotivo ItalDesign Giugiaro. O restante do capital continua em posse da família Giugiaro, que fundou a empresa em 1968. Com a aquisição majoritária da companhia italiana, o conglomerado alemão dá mais um passo em seu plano de se tornar a maior fabricante de automóveis do mundo até 2018.

A estratégia da Volkswagen rumo à liderança global contempla o lançamento de 60 novos carros até 2014 das diversas marcas do grupo, como Audi, Skoda e Lamborghini. Isso significa que não faltará trabalho de criação, por isso a compra do estúdio italiano, que já elaborou diversos projetos de carroceria para a VW, como as primeira gerações de Golf e Passat, além do Audi 80. A ItalDesign Giugiaro, em contrapartida, ganha mais segurança financeira, após enfrentar um período de dificuldades monetárias.

“O ItalDesign agora se tornou um membro permanente do Grupo Volkswagen. Nossa expectativa com seus projetos são enormes”, aponta Martin Wintenkorn, chefe-executivo da VW. “Tendo em vista nossas atribuições de desenvolvimento, o estúdio italiano também deve aumentar sua produtividade”, completa Winterkorn. A empresa segue presidida por Giorgetto Giugiaro, que divide o comando com seu filho, Fabrizio.

Grande rival da VW na Europa e no Brasil, a Fiat, por sua vez, tem grande parte de sua linha atual de automóveis, como o Punto e Palio, desenhada por Giugiaro. Com a compra do estúdio por parte da empresa alemã, a fabricante de Turim pode ser obrigada a tomar novos rumos. (Carro Online)

 

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

sábado, 7 de agosto de 2010

MS Sport Racing dá mais um importante passo para acabar com os rachas de rua


Em 2008 o empresário Marcos Borges, diretor da MS Sport Racing, foi procurado por pilotos de Arrancadas para que tomasse a frente de uma campanha para levantar o esporte no Estado. Uma de suas "bandeiras", desde então, é colaborar com a diminuição dos rachas nas ruas.

Mesmo tendo êxito com as Arrancadas diurnas, Marcos, juntamente com os responsáveis pelo Autódromo de Campo Grande, lançou um novo formato de evento, com preço acessível e com um detalhe especial: à noite.

É o Nigth Speed 2010, desafios de carros de ruas e motos em 201 metros, que tem sua 4º Edição, no próximo dia 14 de Agosto, sábado. "Nossa luta para acabar com os rachas nas ruas continua. Estamos fazendo a nossa parte juntamente com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Funesp, com a Policia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Policia Rodoviária Federal. No Autódromo, o motorista pode acelerar sem colocar a sua vida e a de terceiros em perigo", disse Marcos.

Com ingresso individual a R$ 10,00, o público terá acesso aos boxes, podendo acompanhar os desafios de Arrancada de perto, sem contar com as outras atrações como, manobras de kart e motos, além do encontro de som automotivo e tuning para amadores. "Estamos fazendo dois eventos por mês, sendo um que um é o noturno e outro que é o diurno, juntamente com o Campeonato Estadual de Arrancadas. Quem gosta de velocidade e adrenalina tem que assistir aos pegas nos 201 metros, além de poder acelerar por um preço acessível”, explica o diretor da MS Sport Racing.

Revistas Hot Rod e Rod & Custom - Nas Bancas!

Ford americana contrata e diminui terceirização

Invertendo a tendência de terceirização de processos de produção que há anos vem sendo seguida pela indústria automobilística em todo o mundo, a Ford americana está voltando a realizar em suas fábricas trabalhos anteriormente feitos por fornecedores externos.

A empresa anunciou a contratação de 635 funcionários adicionais em nove fábricas até 2012. O número soma-se aos 1.559 postos de empregados horistas previstos num acordo da Ford com a United Auto Workers, sindicato dos empregados na indústria automotiva americana, entre 2007 e 2011.

O anúncio abrirá oportunidade de retorno para empregados “encostados” durante a última crise financeira americana, bem como para a contratação de novos funcionários, com salários menores. A empresa afirma, também, que o número de vagas poderá ser ainda maior, dependendo da evolução de suas vendas.

Entre os trabalhos que eram terceirizados e passarão a ser feitos internamente estão a produção de peças estampadas para carrocerias, montagem de bancos de baterias para carros híbridos e montagem de conjuntos de tetos solares. (Auto Estrada)

VI Encontro Anual de Mustangs - Itú - SP

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Revista Classic Show - Edição 52

Encontro de Carros Antigos e Fora de Série em Bauru – SP

Agende-se e Chame seus amigos : 10,11 e 12 /setembro
RECINTO MELO DE MORAES – JUNTAMENTE COM A FEIRA DA BONDADE

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Prepare-se para o 6º Encontro de V8 de Garibaldi - RS

Resultado: Campeonato Estadual de Arrancada e Categoria Desafio

Uma grande festa aconteceu neste final de semana no Autódromo de Campo Grande: foi a 3ª Etapa do Campeonato Estadual e a Categoria Desafio, para os pilotos amadores. O evento faz parte do Festival MS de Arrancadas, organizado pela empresa MS Sport Racing, sob a supervisão da Federação de Automobilismo de MS.

Houve premiação para todas as categorias, incluindo os pilotos não federados que alcançaram os melhores tempos dentro de 9, 10, 11, 12 e 13 segundos nos 201 metros.

“Valorizar os amadores faz parte da campanha para afastar os “rachas” das vias públicas”, diz Valdemir Dias Terra, Presidente da Federação.
Segundo Terra, os não profissionalizados puderam sentir toda a emoção de acelerar junto com os melhores do Estado em uma prova oficial, estando respaldado por toda segurança.

Como atração extra estavam os membros da Associação Sul-Mato-Grossense de Automodelismo Radiocontrolado (ASMARC). Crianças de todas as idades se encantaram com os “carrinhos” que atingiram quase 120 km na reta do Autódromo.
Os vencedores da 3ª Etapa do Campeonato Estadual e a Categoria Desafio foram os seguintes:

DESAFIO (Amador)

1º - BRENNO RESEK – 9.103
2º - LUIZ RAFAEL RIBEIRO – 9.238
3º - LUCAS FELIX DA SILVA – 9.316

ST – STANDARD

1º - MARCELO ANDRADE DE SOUZA – 10.047

DO – DIANTEIRA ORIGINAL

1º - RODRIGO ZANARDO – 9.144

TO – TRASEIRA ORIGINAL

1º - NELSON ECHEVERRIA – 8.552
2º - RENATO PACHECO – 9.681

DT-C – DIANTEIRA TURBO C

1º CARLOS ALBERTO TOLINI – 8.614
2º JOSE CARLOS ROLIM – 8.906
3º REALDO FELIZ CERVI – 9.306

DT-B – DIANTEIRA TURBO B

1º - EDUARDO BONAMIGO – 8.561
2º - CARLOS ALBERTO TOLINI – 8.679
3º - RODRIGO ZAGO – 8.807

DT-A – DIANTEIRA TURBO A

1º - CARLOS ALBERTO TOLINI – 8.279
2º - EDUARDO BONAMIGO – 8.627
3º - MARCELO MAEDA – 8.942

TT – TRASEIRA TURBO

1º - LUIZ RAFAEL RIBEIRO – 8.071

DS – DIANTEIRA SUPER

1º - RODRIGO ZANARDO – 9.131

FLD – FORÇA LIVRE DIANTEIRA

1º ALDISON BATISTA DA SILVA – 7.925
2º ALEX JONY P. OLIVEIRA – 8.820

TS – TRASEIRA SUPER

1º NELSON ECHEVERRIA – 8.591

FLT – FORÇA LIVRE TRASEIRA

1º LUIZ RAFAEL RIBEIRO – 7.774

NSU TT Vintage Racer - 1969