diHITT - Notícias Auto Sauer: Alfa Giulietta desfila na Itália

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Alfa Giulietta desfila na Itália

Teste com o novo hatch médio que quer rivalizar com A3 e Série 1

Balocco/Itália – Considerado o modelo chave para o " relançamento " da marca de Milão, a Giulietta tem uma grande responsabilidade sobre seus ombros. O novo hatch médio da marca italiana tem de se destacar em termos de qualidade e de prazer de dirigir. Tudo para poder rivalizar com modelos alemães de marcas premium, como Audi A3 e BMW Série 1.

No primeiro contato com a Giulietta no Centro de Testes de Balocco, o modelo chama a atenção já pelo visual. Graças às suas linhas, o carro parece estar constantemente em movimento, além de transmitir uma sensação de força e dinamismo. A Giulietta também deixa claro a preocupação com os detalhes em sua criação. Basta se aproximar do conjunto de faróis com bixênon e leds para constatar a qualidade evidente na construção do hatch.  

Na frente, a clássica logomarca da Alfa parece se expandir pelo volumoso capô, marcado por vincos profundos. Visto de perfil, a Giulietta tem linha de cintura em cunha e uma lateral limpa e agressiva ao mesmo tempo, com destaque para o caimento da terceira coluna que se confunde com o restante da carroceria. Ainda na lateral, as caixas de rodas acomodam vistosas rodas de liga leve aro 19. A traseira é dominada por um estilo meio retrô, com lanternas mais arrojadas e agressivas. Um conjunto capaz de emprestar um efeito visual mais feroz ao hatch à noite.

O interior mescla uma espécie de espírito neo-clássico com toques esportivos evidenciados pelo banco do condutor. As texturas utilizadas são macias e agradáveis no couro do volante, no acabamento do freio de mão e nos painéis das portas. O volante é bem dimensionado, de três raios, fácil de ajustar. O console é clean, com linhas limpas, poucos controles e quase todos em formato redondo para enfatizar o efeito retrô. O espaço é elogiável o banco traseiro é confortável o suficiente para três
ocupantes.

A nova Giulietta chega na Itália em maio com preços que começam em € 20.300 – R$ 48 mil. A Alfa espera vender neste primeiro ano mais de 100 mil unidades.

Conjunto

A plataforma que serve à Giulietta recebeu atenção especial no quesito segurança. Segundo a marca, a frente conta com três zonas de deformação, o que eleva significativamente a capacidade para absorver impactos. Uma atenção especial foi dada À suspensão e à direção eletricamente assistida, também completamente nova e desenvolvida para propiciar respostas mais rápidas e precisas.

A caixa de seis velocidades é de série em todas as versões e motorizações da Giulietta, assim como o sistema Start & Stop. A Giulietta conta com dois motores a gasolina – 1.4 turbo de 120 cv e 1.4 turbo MultiAir de 170 cv – e duas a diesel – 1.6 de 105 cv e 2.0 Multijet de 170 cv. Há ainda a top de linha a gasolina com propulsor 1.75 TBi de 235 cv, mesma unidade que equipa o Quadrifoglio Verde. 

Na estrada

Foram quase 100 km a bordo de uma Giulietta com motor 2.0 turbodiesel Multijet de 170 cv em um caminho que compreendeu autoestradas, trechos sinuosos e vias urbanas por Balocoo, Biella e Vercelli. O hatch é bastante confortável. Apesar do caráter esportivo, a aspereza e as irregularidades do asfalto são facilmente absorvidos. Além disso, o modelo conta com suspensão ajustável em três modos: Normal, Dinâmico e All Weather – para neve. Ao optar pelo Dinâmico, o modelo fica mais firme e grudado no chão como um verdadeiro esportivo.
A Giulietta segue a estrada com um ótimo isolamento acústico, que filtra de forma eficiente ruídos de vento e mecânicos. Nos trechos com curvas, o dois volumes revelou ter uma suspensão bem ajustada e chassi rígido. A Giulietta mantém a trajetória com uma persistência exemplar, mesmo em velocidades altas. As frenagens bruscas também são bem equilibradas. E o propulsor 2.0 JTD de 170 cv, em conjunto com a transmissão de seis velocidades, oferece ótimo desempenho, principalmente com respostas rápidas em baixas rotações. 

(Carlo Valente do InfoMotori.com/Itália exclusivo para MotorDream)

Nenhum comentário: