diHITT - Notícias Auto Sauer: Novo Gurgel não tem data para ser produzido

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Novo Gurgel não tem data para ser produzido

Segundo o atual dono da marca, X12 terá motor Fiat 1.4 no lugar do Volkswagen

A produção da nova versão do X12 TR Tocantins, cujo protótipo foi avaliado pelo JC em agosto de 2007, foi adiada. Segundo o empresário Paulo Lemos, proprietário da marca Gurgel Motores desde 2004, a fábrica onde ele será feito, em Três Lagoas (MS), está com as instalações em estágio avançado, mas não pode começar a operar porque a Secretaria de Meio Ambiente do Estado não concede a autorização para o início da produção.

Sem previsão de quando começará a fazer o carro, que anteriormente estava programado para o primeiro semestre do ano passado, Lemos adianta que fará um novo protótipo, desta vez com motor 1.4 da Fiat.

"Apesar de os testes com o motor Volkswagen terem sido bem-sucedidos, agora temos uma parceria para utilizar o da Fiat, que também fornecerá o sistema Locker (bloqueio de diferencial, que equipa os modelos da linha Adventure)", diz o empresário.

A Fiat Powertrain Technologies (FPT) não confirma a parceria. Mas isso é comum no caso de produtos em fase de testes.

"Se o X12 já era bom na terra, agora ficará imbatível", argumenta Lemos para justificar a substituição do bloqueio de diferencial original do carro, que era manual. Esse sistema foi desenvolvido pelo engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, criador do X12 e da marca.

Grande expoente da indústria automobilística nacional, Gurgel faleceu no sábado passado, aos 83 anos, na capital.

As demais características do carro serão mantidas, com exceção do para-choque, que ficou maior. Essa alteração já estava no protótipo com motor VW.

Nenhum comentário: