diHITT - Notícias Auto Sauer: Como funcionam os freios a tambor - 1ª Parte

domingo, 16 de novembro de 2008

Como funcionam os freios a tambor - 1ª Parte

Introdução

Os freios a tambor funcionam a partir do mesmo princípio dos freios a disco: sapatas exercem pressão contra uma superfície giratória. Neste sistema, a superfície é chamada tambor.

Figura 1 - localização dos freios a tambor

Muitos carros têm freios a tambor nas rodas traseiras e freios a disco nas dianteiras. Os freios a tambor têm mais peças que os freios a disco, sendo também mais difíceis de reparar, porém são mais baratos para fabricar e incorporam facilmente um mecanismo de freio de estacionamento.

Nesta edição, aprenderemos exatamente como o sistema de freio a tambor funciona, examinaremos a configuração de estacionamento e que tipo de manutenção os freios a tambor necessitam.


Figura 2 - freio a tambor com ele no lugar

Figura 3 - freio a tambor sem o tambor

(HowStuffWorks)

Nenhum comentário: