diHITT - Notícias Auto Sauer: Montadora Karmann anuncia pedido de falência na Alemanha

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Montadora Karmann anuncia pedido de falência na Alemanha

Fábrica do famoso Karmann-Ghia tenta salvar a marca.
Empresa não resistiu à forte queda no faturamento.

A fabricante de automóveis e autopeças Karmann apresentou nesta quarta-feira (8) o pedido de falência na Alemanha. A empresa dona da famosa marca Karmann-Guia, que conta com cerca de 8 mil funcionários pelo mundo, sendo 3,4 mil na Alemanha, não resistiu à desaceleração econômica e à crise que afeta a indústria automobilística mundial.

Em comunicado, a Karmann disse que o pedido de falência é uma medida tomada para garantir o futuro dos trabalhadores, mediante a proteção estatal, e buscar um plano de reestruturação.

A Karmann vinha produzindo apenas um veículo, o Daimler CLK Cabriolet, mas tinha por contrato de encerrar a produção do veículo da parceira em maio. Nos últimos balanços, a Karmann teve queda de dois terços em sua receita. No desespero, tentou encontrar investidores no Oriente Médio, mas não obteve sucesso.

A empresa, fundada em 1901 na cidade de Osnabruck, na Alemanha, tinha se especializado em produzir carros de pequena escala para outras companhias, mas vinha pensando em mudar de planos e voltar a desenvolver seus próprios modelos.

Nesta terça, a chanceler da Alemanha Angela Merkel pediu mais 3,5 bilhões de euros (US$ 4,6 bilhões) além dos 1,5 bilhão de euros já destinados para o programa de subsídio aos proprietários de veículos com mais de nove anos de uso a mudar de carro. No total, portanto, o programa destinará US$ 6,6 bilhões aos consumidores.

Karmann no Brasil

No Brasil, a Karmann ficou famosa por fabricar para a Volkswagen o famoso carro Karmann-Ghia que fez muito sucesso no Brasil nos anos 60 e 70. No ano passado, a marca foi comprada pelo Grupo Brasil.

Nenhum comentário: