A oitava matéria da série que desvenda todos os mistérios das peças de um carro da Stock Car, conta os detalhes do Tanque de Combustível.
Com capacidade de 85 litros, o tanque fica localizado na parte de trás do carro e é especial para competição. Fabricado por uma empresa americana, é composto por um saco de borracha que fica protegido dentro de uma caixa de alumínio.
“A principal função do saco de borracha é evitar a explosão. Porque quando houver uma batida, vai bater na borracha, mesmo com a caixa no alumínio, o máximo que pode acontecer é furar a borracha”, explica Jorge Freitas, chefe das equipes JF Racing (Peugeot) e Nova RR Competições (Peugeot).
A capacidade do tanque é suficiente para que o piloto complete a prova. Mas, como o pit stop é obrigatório, os carros largam com 9 litros a menos, já que o galão de abastecimento tem capacidade de 10 litros e deve sobrar no máximo 1,5 litros. No final da corrida, é obrigatório restar três litros de gasolina no tanque.
“Não acredito que a quantidade de gasolina nos carros, sirva como estratégia entre as equipes. Porque como são só dez litros, não exerce uma diferença muito grande”, relata o chefe de equipe.
O tanque de combustível possui um dispositivo chamado cash tank. “Esse dispositivo fica instalado na parte de baixo e em todas as situações de curva fica com em média 1,5 de gasolina. Isso acontece para a bomba não puxar ar”, diz.
Graças a todos esses cuidados, a Stock Car está cada vez mais segura. Com isso, tanto os pilotos como os fãs da principal categoria do automobilismo brasileiro, terão muito mais emoção e despreocupação.
(Bruna Narcizo - Agência WE - São Paulo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário