
- Antes da descontinuação do Scirocco, a VW já preparava um novo coupé chamado Corrado, que significa correr em espanhol, antes de ser feita a decisão do nome do veículo, o nome "Typhoon" estava sendo coagitado; o codinome dos protótipos que realizavam testes de resistência no Canadá era "Memphis".


O Corrado foi projetado pela Karmann em Osnabrück, onde chegou a ser fabricado na mesma linha de montagem do seu antecessor Scirocco e também o Golf Cabrio. A plataforma deriva da usada no Golf II com as devidas modificações.








O Corrado foi realmente um belo um cupê com linhas limpas e fluidas, um desenho robusto, onde se destaca o longo capô e a linha de cintura que subia conforme se aproximava a traseira.
Foram montados no total 97.521 Corrados.


- Uma das curiosidades do Corrado é o spoiler traseiro que ao passar de 45 mp/h ou 72 km/h ele sobe para aumentar a sustentação traseira em velocidades mais altas, sistema parecido com o do Porsche 911.


O Corrado foi lançado em 1988 nas versões: 1.8 16v, 2.0 8v e 2.0 16v. Em 1991 ocorreu o lançamento do Corrado G-60 com motor 1.8 8v com o compressor G-60 produzindo 158 cv de potência, tinha como opção o câmbio automático de 4 marchas.

- Em 1992 ocorre a substituição da grade dianteira de 7 aletas por uma de 4 aletas; em outubro do mesmo ano foi lançado o Corrado SLC VR6 (Sport Luxury Coupé) o top da linha Corrado, com motor 2.9 VR6 que desenvolvia 190 cv e 174 cv no VR6 2.8 comercializado nos EUA (1994), a aceleração de 0 a 100 Km/h era realizada em 6,4 segundos no VR6 2.9 destinada ao mercado europeu.
- Em 1993 o modelo sofre uma reestilização em seu interior, com novos instrumentos adicionados, novas teclas no interior, central de travamento aprimorado e um novo sistema de som.



Em 1994 o mercado americano que já possuía o Corrado G-60 recebeu o SLC mas com o motor 2.8 como também ocorreu na Inglaterra.
O ano de 1995 foi marcado pelo anúncio do fim da linha Corrado, para marcar esse acontecimento foi lançada a série especial "STORM" com a produção limitada em 500 unidades equipadas com motores VR6, revestimento interno em couro, rodas BBS de 5 raios, etc.
Clique nos links abaixo e veja informações, ficha técnica e fotos de cada versão do Corrado: |
Corrado 1.8 16v |
Corrado G-60 1.8 8v |
Corrado 2.0 8v |
Corrado 2.0 16v |
Corrado SLC VR6 |
Corrado SLC VR6 (série especial "CAMPAIGN") |
Corrado SLC VR6 (série especial "STORM") |
Corrado Roadster no museu Karmann |
Corrado G-60 bi-motor Volkswagen Motorsport |
Corrados em Competições |
Galeria de fotos de Corrados modificados |
Propagandas do Corrado |
(Volkspage)
Nenhum comentário:
Postar um comentário