Algumas bielas dispõem de uma cabeça com ligação oblíqua, facilitando o acesso durante a montagem e desmontagem do motor.
A Biela é usinada geralmente na seguinte ordem:
1-Usinagem de desbaste dos olhais: A peça chega à essa operação no material bruto. Com uma retifica, desbasta-se a medida da espessura do olhal maior e menor
2-Separação de capa e corpo: Com uma serra separa-se o corpo da capa da peça
3-Brochamento: Com uma brochadeira, desbasta-se as áreas internas do olhal maior
4-Usinagem dos furos: Nessa operação usina-se os furos da capa e do corpo, inclusive o furo de desbaste do olhal menor. Também são fresados os topos da capa e é usinada a rosca que irá fixar capa e corpo novamente
5-Acabamento das faces de contato de capa e corpo: Com uma retífica usina-se em acabamento as faces de contato da capa e do corpo, para que não se formem faces irregulares que acabariam por prejudicar a usinagem nas operações seguintes
6-Junção da capa e corpo: Com uma apertadeira pneumatica, junta-se a capa e o corpo para que sejam usinados em conjunto novamente. Capa e corpo se separam novamente durante a montagem no motor
7-Usinagem de acabamento do olhal maior: Com uma retífica usina-se a medida final, com o acabamento final da espessura do olhal maior
8-Usinagem de desbaste interno dos olhais: Com uma mandriladora, mais uma vez desbasta-se a medida interna dos olhais.
9-Usinagem das chavetas de encaixe da bronzina: Com uma fresadora são usinadas as chavetas de encaixe das bronzinas
10-Brunimento doas olhais: Com uma brunidora, é dado o acabamento dos olhais
11-Lavagem: Com uma lavadora de peças, elimina-se os cavacos, borras e resíduos de óleo da peça
12-Inspeção final: Com auxilio de computadores de alta precisão, as peças são inspecionadas para verificação das medidas finais. Após isso as peças serão montadas no motor
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