diHITT - Notícias Auto Sauer: março 2011

domingo, 27 de março de 2011

sexta-feira, 25 de março de 2011

Brabham e Jones serão homenageados na Austrália

Jack Brabham

Os australianos campeões mundiais de Fórmula 1 desfilarão em um carro aberto antes da largada da corrida

As horas que vão anteceder a largada do GP da Austrália no domingo serão marcadas por homenagem. Além das manifestações em relação às vítimas da tragédia no Japão que antecipamos aqui, os torcedores em Albert Park terão a oportunidade de celebrar os dois campeões mundiais australianos. Jack Brabham (o mais antigo campeão ainda vivo) e Alan Jones vão desfilar num carro aberto para saudar o público, que depois deve torcer em peso por Mark Webber. Depois da exibição de Emerson Fittipaldi com a Lotus 72 em Interlagos, no ano passado, mais um caso de se prestar homenagens a quem fez história.(Lancenet)

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cinco estradas têm radares ''invisíveis''

Equipamentos instalados atrás de passarelas, placas e muretas contrariam resolução do Contran e viram armadilhas para os motoristas

Às escondidas. Assim funcionam radares de fiscalização de limite de velocidade em trechos das Rodovias Anhanguera, Ayrton Senna, dos Bandeirantes, Dom Pedro I e Governador Carvalho Pinto, que ligam a capital ao interior e ao litoral paulista. Os equipamentos estão atrás de passarelas, placas, painéis e estruturas de sustentação de pórticos.

A localização dos radares contraria resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determinam a instalação em pontos onde o motorista possa vê-los. O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP), porém, defende que eles estão em situação regular.

"Ninguém vê, não tem condições. Na verdade, isso é um crime, é lesar o contribuinte", queixou-se o advogado Reinaldo Azevedo, de 38 anos. Ele referia-se ao radar atrás da coluna de um pórtico no km 94 da Carvalho Pinto, no sentido interior. 

O quadro repete-se em mais dois pontos. Na altura do km 71, sentido Jacareí, um radar móvel era mantido na quinta-feira passada atrás da barreira de concreto entre a pista e o canteiro central. Cerca de 5 quilômetros adiante, radares fixos estão na saída de túneis.

"A 120 km por hora (limite da via) não dá para ver. Se você vê e tenta frear, vai causar um acidente, porque vai ser na última hora", observou o motorista Wagner Vasques, de 43 anos. Segundo o advogado e professor de legislação de trânsito Marcos Pantaleão, a visibilidade pode ser questionada pelo motorista ao tentar recorrer da multa. 

Concessionárias. As cinco estradas em questão são administradas por concessionárias e têm, no total, 193 radares, entre visíveis e "invisíveis". A Rota das Bandeiras, responsável pela Dom Pedro I, e a Autoban, que cuida da Anhanguera e da Bandeirantes, informaram que não definem os locais, só instalam os radares. A Ecopista, da Ayrton Senna e da Carvalho Pinto, alegou que os radares cumprem as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), cujo papel é fiscalizar as estradas concedidas a empresas privadas, diz que sua tarefa se resume a verificar se os radares foram ou não comprados e se a manutenção é efetuada.

Quem escolhe onde será colocado cada radar é o DER. Questionado, o departamento argumentou, em nota, que os equipamentos mencionados atendem às Resoluções 146 e 214 do Contran. E acrescentou: "Operam protegidos por defensas metálicas, passarelas e barreiras de concreto pois, muitas vezes, esses equipamentos e os funcionários são alvo de vandalismo." O saldo de multas aplicadas em 2009 nas vias não foi informado. 

A Resolução 146 (alterada pela 214), disponível no site do Departamento Nacional de Trânsito (www.denatran.gov.br), contradiz o DER. Eis o 2.º parágrafo do artigo 3.º: "Para determinar a necessidade da instalação de instrumentos ou equipamentos medidores de velocidade deve ser realizado estudo técnico que contemple, no mínimo, as variáveis no modelo constante no item A do Anexo I desta Resolução, que venham a comprovar a necessidade de fiscalização, garantindo a ampla visibilidade".(Estado de São Paulo)

PUNIÇÕES
Até 20% acima do limite de velocidade
Infração média, 4 pontos na CNH e multa de R$ 85,13
Entre 20% e 50% acima
Infração grave, 5 pontos e multa de R$ 127,69
Mais de 50%
Gravíssima, 7 pontos, suspensão da CNH e multa de R$ 574,62

segunda-feira, 21 de março de 2011

2ª Semana Cultural da Velocidade


Conjunto Nacional recebe 20 carros que fizeram história nas corridas

Misturar cultura, paixão, arte, velocidade e história. Esta é a finalidade da 2ª Edição da Semana Cultural da Velocidade (Velocult), uma exposição idealizada pelo empresário de eventos e designer Paulo Soláriz e que acontece de 15 de março a 2 de abril, no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo. A mostra reunirá 20 carros de corrida antigos e atuais, além de objetos pessoais de pilotos, troféus importantes, painéis fotográficos e, claro, obras de arte que têm a velocidade e suas emoções como temas principais.


A exposição promete mexer com os sentimentos dos visitantes e apreciadores de corridas, já que dará ao público a oportunidade de conhecer de perto a história do automobilismo brasileiro tão consagrado mundo afora pelas mãos de nossos talentosos pilotos. Os jovens e crianças, principalmente, poderão ter contato direto com carros e objetos antigos fundamentais para a trajetória de sucesso de mais de 100 anos do esporte no Brasil.

Pelos enormes e ecléticos corredores do Espaço Cultural do Conjunto Nacional será possível admirar a famosa e legendária Carreteira nº 18 de Camilo Cristópharo, um carro construído nos anos 50 com muito trabalho de engenharia e que exigia “braço” para ser pilotado. Um legítimo representante da evolução do automobilismo brasileiro. Poderão ser vistos também: a Carreteira de Chico Landi; o Willis Interlagos nº 22 que Bird Clemente “derrapava” pelo autódromo paulistano em 1965; o DKW nº 10 da Equipe Vemag; o Opala “envenenado” pilotado por Paulo Gomes quando foi campeão da Stock Car pela primeira vez, em 1979.


Também está confirmada a presença de carros das categorias Stock Car, Copa Montana, e Racing Festival (de Felipe Massa), com destaque para a Ferrari GT-4 e 1 Lamborghini GT3, e de projetos da FEI. Sid Mosca e suas famosas pinturas em capacete, igualmente marcarão presença.

As crianças terão atenção especial, já que a história do automobilismo brasileiro será retratada por meio de carros, objetos e arte. Serão agendadas com as escolas visitas monitoradas para crianças de 07 a 10 anos de idade e após a visitação elas receberão material para criarem desenhos relativos à mostra que ficarão expostos em murais por todo o espaço da 2ª Semana Cultural da Velocidade.
A 2ª Velocult tem o apoio oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, e  será aberta oficialmente com um coquetel para imprensa e convidados especiais, como pilotos do passado e de hoje, personalidades do mundo automobilístico e da sociedade, e empresários.



2ª Semana Cultural da Velocidade
Local: Espaço Cultural do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 - Conjunto Nacional, Consolação
Data: de 15 de março a 2 de abril
Tel: 3179-0656
www.velocult.com.br


Encontro do Opala Clube de Caxias do Sul - Rio Grande do Sul


20º Encontro Sul Brasileiro de Carros Antigos - Ponta Grossa - PR


domingo, 20 de março de 2011

Inscrições abertas para a 1ª etapa do III Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos

Preparem seus carros, pois a aventura vai começar. No dia 16 de abril acontece a 1ª etapa do III Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos, organizada pelo Alfa Romeo Clube do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail: alfaromeoclube@alfaromeoclube.com.br


A prova é para carros de passeio de qualquer marca, desde que tenham pelo menos 30 anos de fabricação. A largada será em São Paulo capital e o percurso, de cerca de 200 km, passará por cidades históricas, paisagens interessantes, visitando a Usina em Salesópolis. A taxa de inscrição para os sócios em dia é de R$ 350, para os não sócios R$ 400 e para os não sócios provenientes de outros estados R$ 200.

O III Campeonato Brasileiro de Regularidade para Veículos Históricos é promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos e conta com a chancela da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Serão realizadas quatro etapas até outubro de 2011.


V Encontro de Carros Antigos - Nova Farroupilha - RS

Fiat 124 Spider - 1972




sexta-feira, 18 de março de 2011

Cadastro Nacional de VW SP1 e VW SP2


Encontro Mensal do AGMH no Museu do Exército em São Cristóvão - Rio de Janeiro - RJ

Amigos:
No próximo domingo, 20/03, tem o "Encontro do Museu do AGMH" e os destaques do mês são as mulheres antigomobilistas.

A mulher que chegar pilotando um "antigo" irá receber uma homenagem especial do AGMH.

Estaremos tambem comemorando o 7º Aniversário do "Encontro do Museu do AGMH" e todos terão direito a um pedacinho do nosso bolo de aniversário.
Não faltem, vai ser bom.

Um abraço, AGMH Antigomobilistas (Armando).

Open Night no Autódromo de Campo Grande - MS



Os apaixonados por velocidade terão mais uma oportunidade de extravasar toda a adrenalina neste final de semana. Acontecerá o Open Night, evento de arrancadas e manobras amadoras noturnas, no sábado (19), a partir das 18 horas no Autódromo de Campo Grande.

Carros e motos, preparados ou não, se reunirão para disputar quem é mais rápido e hábil na reta de 201 metros e na arena de manobras, tudo sob a supervisão de uma equipe de segurança, socorrista de plantão, além do constante auxílio do Corpo de Bombeiros.

O evento faz parte de uma das atividades da campanha “PARA – Plano de Ação de Redução de Acidentes”, que tem como enfoque a conscientização dos jovens de que lugar de velocidade é no Autódromo. A iniciativa da CIPTRAN, dentre outras ações, tem a finalidade de tirar a prática de rachas das ruas da Capital, contando, também, com o apoio da Federação do Automobilismo de MS, FUNDESPORTE, FUNESP, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal.

Já para quem gosta de som automotivo o lugar é o Autódromo. Sem limites de decibels os super carros “tunados” tem liberdade para soltar a imaginação. Será uma explosão de potência. 

Quem desejar participar poderá se inscrever na hora, devendo apresentar carteira de habilitação e documentos do carro.

Os ingressos para assistir poderão ser adquiridos na hora pelo preço de R$ 10,00 (dez reais), já os de estudante, com direito a meia entrada, serão vendidos das 16h as 18h, na secretaria do Autódromo, mediante apresentação da “carteirinha” com foto e documento de identificação.

Maiores informações poderão ser obtidas através do site www.velocidadems.com.br


Maserati Khamsin - 1975

 

quarta-feira, 16 de março de 2011

2º Encontro AGMH de Veículos Antigos em Caxambu - MG


Workshop de Mecânica Automotiva Básica para Mulheres - Senai - Tijuca - Rio de Janeiro


Vettel renova com a Red Bull até 2014

Com isso, chegam ao fim os rumores sobre ida do alemão para a Ferrari

A Red Bull anunciou nesta segunda-feira a renovação do contrato de Sebastian Vettel até o fim da temporada de 2014. Com isso, encerram-se os constantes rumores sobre uma eventual transferência do alemão pela Ferrari, propagada aos quatro ventos pela imprensa italiana nos últimos meses.

Com isso, o atual campeão mundial de Fórmula 1 completará no fim de seu novo contrato 17 anos como piloto apoiado pela Red Bull, o que acontece desde as categorias inferiores.

Nos próximos dias, a equipe campeã de 2010 também deverá anunciar a renovação do compromisso do projetista Adrian Newey, um dos grandes responsáveis pela ascensão do time na categoria.

- Sebastian se sente muito confortável no time e o time se sente muito confortável com ele. Começamos a conversar no início do ano e ficamos juntos rapidamente - disse o diretor esportivo Christian Horner.(Lancenet)

terça-feira, 15 de março de 2011

Meu Carro Falha

Consumidor compra Mégane Sedan 2.0, da Renault,com dois anos de garantia e está com carro parado fazem 3 anos. Veja mais no site que o próprio criou.




segunda-feira, 14 de março de 2011

Schumacher é o mais rápido da semana na Catalunha

No combinado dos cinco dias, alemão fica com o melhor tempo; Massa é sétimo e Rubinho o oitavo

Michael Schumacher, da Mercedes, ficou com o melhor tempo dos cinco dias de testes de pré-temporada em Barcelona, o último antes do começo do campeonato, no dia 27 de março na Austrália.

O heptacampeão marcou 1m21s268 na sexta-feira e foi 0s346 mais rápido do que Fernando Alonso, da Ferrari, que teve seu melhor tempo no mesmo dia que Schumacher.

Em terceiro lugar ficou a surpresa da Sauber, Sérgio Perez, que foi o mais rápido da quinta-feira ao fazer 1m21s761.

Nico Rosberg, da Mercedes, e Sebastian Vettel, da Red Bull, completaram os cinco melhores tempos da semana.

Entre os brasileiros, Felipe Massa ficou em sétimo, com 1m22s092, seguido de Rubens Barrichello, com 1m22s233. A semana ainda teve a presença de Luiz Razia, da GP2, na pista pela Team Lotus. O jovem marcou 1m26s723 e ficou com o penúltimo tempo.(Lancenet)

quarta-feira, 9 de março de 2011

Koenigsegg revela Agera R

Modelo 5.0 V8 que produz 1.115 cavalos de potência será exibido no Salão de Genebra

A montadora sueca Koenigsegg divulgou as primeiras informações e imagens do Agera R, que será introduzido ao público entre os dias 3 e 13 de março no Salão de Genebra, mostra que abre o ciclo dos principais salões automotivos europeus. O superesportivo conta com motor 5.0 V8 que, auxiliado por compressor, desenvolve 940 cavalos de potência e 112 kgfm de torque quando abastecido com gasolina e nada menos que 1.115 cv e122,3 kgfm de força quando utiliza E85 (mistura de 15% de gasolina com 85% de etanol) no tanque de combustível.
Embora a Koenigsegg não divulgue dados de desempenho do modelo, ela afirma que seus pneus são os mais resistentes do mundo, projetados para atingir 416 km/h (embora este valor já tenha sido superado anteriormente por alguns modelos, como o Bugatti Veyron SS). O Agera também utiliza as chamadas Vortex Generating Rim (VGR), rodas projetadas para atuarem com uma turbina e aprimorar o downforce do veículo em altas velocidades.

Entre outros destaques o modelo utiliza câmbio de dupla embreagem com 7 marchas e pode ser equipado com um teto removível com um compartimento de carga extra. Conforme pode ser observado nas imagens, o superesportivo conta com diversos detalhes de fibra de carbono tanto no interior quanto exterior. Nenhuma informação foi divulgada sobre o preço do Agera.(Carro Online)